A gestão de cemitérios é essencial em qualquer cidade. Afinal, todo cidadão possui o direito de sepultar os entes queridos, assim como de ser sepultado em um cemitério. Inclusive, esse pode ser considerado um tema delicado para muitas pessoas, mas é extremamente necessário. E isso vale principalmente para os administradores municipais.

Toda prefeitura possui a obrigação de fazer a gestão de cemitérios, assim como a fiscalização de locais de sepultamento privados. Quer saber mais sobre como funciona esse tipo de gestão? Então acompanhe este artigo até o final e fique por dentro do assunto! Boa leitura!

De quem é a responsabilidade pela gestão de cemitérios?

É de total responsabilidade da prefeitura do município toda a gestão de cemitérios, assim como qualquer ação ligada ao tema. Assim, cabe a ela fornecer um local para o sepultamento dos entes queridos de toda a população da cidade. 

Entre as principais práticas de gestão, estão o registro e o armazenamento de todos os arquivos. Isso viabiliza o controle das vagas, assim como de todas as pessoas que foram enterradas no local.

Atualmente, muitos cemitérios têm optado pelo registro online desses arquivos. Além de facilitar a gestão, é uma forma de evitar o extravio de documentos, assim como de economizar espaço e dinheiro. Existem diversas tecnologias que ajudam diretamente no controle e na gestão de locais de sepultamento.

A prefeitura também se responsabiliza pela gestão e pela disponibilização dos jazigos. A manutenção do local é, da mesma forma, de responsabilidade do órgão público, assim como a sua segurança. Como você pode ver, são diversas as responsabilidades da prefeitura para que a gestão de cemitérios aconteça de forma adequada.

Como funciona a concessão de cemitérios?

Outro tópico muito importante na área de gestão de cemitérios é a concessão. Geralmente, as prefeituras dos municípios costumam realizar concessões na gestão de vários serviços da cidade. Nisso se enquadram os cemitérios, já que é uma maneira de garantir uma manutenção adequada do local. Além disso, é possível solucionar diversos problemas, como:

  • gestão e adequação de cobranças de taxas à população;
  • manutenção do espaço;
  • redução do impacto ambiental;
  • medidas para a redução de contaminação do solo;
  • implementação de tecnologia.

Não há dúvidas de que a gestão de cemitérios exige alto nível de competência e de responsabilidade. Uma alternativa válida é a concessão de cemitérios a empresas privadas, que se encarregam da eficácia na gestão dessas atividades.

Como a tecnologia auxilia na gestão de cemitérios?

A tecnologia é uma grande aliada na gestão de empresas, e com cemitérios não é diferente. Afinal, soluções sistematizadas podem otimizar o gerenciamento, assim como ampliar a qualidade dos serviços e da manutenção do local. Veja abaixo alguns dos motivos pelos quais vale a pena investir em tecnologia na gestão de cemitérios.

Controle completo de dados sem uso de papel

A maioria dos cemitérios possui um alto número de registros de pessoas que faleceram e foram enterradas no local. E o controle de tais anotações se torna mais e mais difícil conforme aumenta a quantidade desses registros.

Com a tecnologia, esse tipo de problema é solucionado: é possível manter os arquivos online, como mencionamos. Isso dispensa a necessidade de desperdiçar tempo procurando pelos papéis, além de favorecer a economia de recursos.

Rápida localização de sepulturas

Outro motivo pelo qual a tecnologia é essencial na gestão dos cemitérios: com um sistema, é possível encontrar rapidamente a localização de sepulturas, com apenas alguns cliques. Além disso, é possível consultar todo o histórico de dados do falecido, sem correr o risco de perder informações.

Consulta pública dos sepultamentos

A prefeitura disponibiliza um site ou sistema em que a população possa acessar as informações sobre os sepultamentos. Realmente, são diversos os benefícios que a tecnologia pode trazer a esse tipo de gestão, tornando os processos bem mais eficazes.

Gostou do nosso artigo sobre gestão de cemitérios? Então aproveite e compartilhe com os responsáveis por essa gestão na sua cidade!

Comente aqui